Notícias

AGR Campo utiliza técnica de FIV no plantel

18/04/2020 | Assessoria de Imprensa

Neste processo de fertilização, há a garantia de progênie de qualidade superior

As matrizes que se destacam dentro do plantel da Agropecuária do Campo são alocadas na fazenda Campo Belo, localizada em Ribeirão Cascalheira – MT. 
Esses animais são enviados para o processo de fertilização in vitro (FIV), para garantir uma progênie de qualidade superior e acelerar o melhoramento do plantel.  
A FIV é uma técnica que garante rápida progressão genética e permite que uma doadora produza inúmeros bezerros em um mesmo ano e evita o descarte precoce de fêmeas geneticamente privilegiadas, sendo possível também reduzir o intervalo entre gerações dentro do rebanho.
Para a realização da FIV são aspirados oócitos da vaca doadora e levados para o laboratório, onde serão fecundados com espermatozóides do sêmen do touro previamente escolhido, esses embriões originados nesse processo são levados novamente para a fazenda e transferidos para uma vaca receptora que irá fazer a gestação do bezerro.
Em média podem ser produzidos até 10 embriões viáveis por doadora, considerando-se a taxa de 50% de sucesso na fecundação, gerando uma seleção dos bezerros nascidos de forma mais rápida que outras técnicas como a IATF e a IA. 
“Nesta safra iremos aspirar 11 melhores matrizes do rebanho elite, selecionadas como doadoras desde o acasalamento no início da safra, esses embriões serão distribuídos em 154 receptoras, com 100% de prenhes efetiva”, ressaltou Daniela Bosco, zootecnista da AGR Campo. 
As vantagens de utilizar essa técnica são muitas, mesmo sendo um procedimento de alto valor agregado, ele é compensatório, pois gera um maior número de descendentes geneticamente superiores em um mesmo período de tempo, maximizando a rentabilidade por animal e reduzindo o intervalo entre gerações, acelerando o melhoramento genético da fazenda em uma safra. 

Tags:    agricultura colheita safra safra1920 milho soja tecnologia


voltar

Avenida Rodrigues Alves, 34-53 – Vila Coralina – Bauru - SP| CEP: 17030-000| (14) 2106 - 5753 | contato@agrcampo.com.br
© 2014 Agropecuária do Campo - Todos os direitos reservados